Lojas KD, Mais Barato, Sempre!

terça-feira, 13 de julho de 2010

O Sétimo Selo


Clássicos do Cinema - 1957
Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com a Morte ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca. O Filme, assim como toda a obra do diretor no seu início, é considerado neo-expressionista. Os cenários são muito rústicos e simples, a maquiagem é impressionante, e muitas vezes os atores aparecem machucados, ou com dentes podres, desprovidos de qualquer regra de higiene atuais, o que dá mais realismo ao filme. O título é uma referência ao capitulo oito do Livro das Revelações. O Século XIV assinala o apogeu da crise do sistema feudal, representada pelo trinômio "guerra, peste e fome", que juntamente com a "morte", compõem simbolicamente os "quatro cavaleiros do apocalipse" no final da Idade Média. A princípio uma peça teatral, dirigida por Bergman em 1955 e por Bengt Ekerot (ator e diretor renomado que interpretou a Morte em O Sétimo Selo),em Setembro do mesmo ano, já com Bibi Andersson no elenco. A encenação levada por Ekerot foi bem melhor recebida pelo público e crítica. Bergman, hospitalizado com problemas estomacais resolvera transformar o enredo em filme e o escreveu em seu leito no hospital. O Svensk Film Industri não gostou muito do script, mas depois do sucesso do seu filme "Sorrisos de uma Noite de Amor" que estreara nos cinemas suecos, pediram que Bergman levasse o projeto adiante com apenas 150 mil dólares de orçamento e 35 dias de prazo. Bergman retrabalhou o roteiro e, assim, "O Sétimo Selo" teve diversas mudanças e adaptações no script para, finalmente, se tornar o filme histórico que se tornou. Apenas alguns elementos foram aproveitados no roteiro final do filme: o medo da peste, a queima da feiticeira, a Dança da Morte. Mas a partida de xadrez entre a Morte e o Cavaleiro não havia, e, nem existia o artístico-bufanesco "santo casal" Jof e Mia com seu bebê. Somente Jons, o Escudeiro, não sofreu mudanças. Produzido em 1956 e estreando, na Suécia, em Fevereiro de 1957, tornou seu diretor famoso internacionalmente e um autêntico clássico do cinema internacional. A partir daí, Max von Sydow e Bibi Andersson viriam a se tornar, juntamente com Liv Ullman e outros poucos atores privilegiados, os eternos astros do cinema bergmaniano.
RMVB
LEGENDADO

Megaupload

Hotfile

Nenhum comentário: