
Obra singular de Gustav Mahler (1860-1911) "Das Lied von der Erde" ganha vida neste CD nas vozes de Fernando Portari (tenor), Rodrigo Esteves ( Barítono), com interpretação da Algol Ensemble sob a regência do Maestro Carlos Moreno. Mahler recebeu a inspiração para "A Canção da Terra" de antigos poemas chineses, livremente adaptados por Hans Betghe, dos quais tomou conhecimento através de um amigo. Na criativa mente de Mahler, os poemas deram gestação a seis canções. Como descrito na Wikipedia: "Os poemas que integram o ciclo consubstanciam a filosofia da existência humana. O primeiro, Das Trinklied vom Jammer der Erde ('A Canção-brinde à Miséria da Terra') é uma canção que confronta a eternidade da Terra e o carácter efêmero do homem neste planeta. O segundo, Der Einsame im Herbst ('O Solitário no Outono'), descreve a Terra envolta numa névoa outonal, como alegoria de desencanto amoroso. O terceiro poema, Von der Jugend ('Da Juventude'), recria imagens da juventude: o ruído de "jovens belamente vestidos" dentro de "um pavilhão de verde e branca porcelana". O quarto, Von der Schönheit ("Da Beleza"), retrata uma paisagem campestre, onde a beleza, especialmente a humana, é ressaltada pela luz da natureza e, ao final, um par de jovens trocam calorosos olhares. O quinto, Der Trunkene im Frühling ('O Bêbado na Primavera') relaciona a vida a um mero sonho e assim o personagem entrega-se ao simples prazer de beber. O sexto, Der Abschied ('A Despedida'), reúne um dos tons mais sombrios e melancólicos desta obra, combinando dois poemas que aludem à nostalgia da amizade e à decisão de partir, num estado de serenidade própria das filosofias budistas e zen." Acrescenta, ainda o verbete que, "Mahler sempre apreciou a utilização da voz humana, como fazia nos seus 'lieder' como Ruckert Lieder, Drei Lieder, Lieder eines fahrenden Gesellen, Kindertotenlieder ou Des Knaben Wunderhorn. Daí que os seus 'lieder' traduzam uma intensidade excepcional de sentimentos. Porém, a escrita sinfônica constitui o seu veículo de expressão mais pleno, que o conduziu, naturalmente, a uma forma musical que combina a voz com o acompanhamento orquestral. O compositor incluiu a voz humana em sinfonias e o máximo expoente desta tendência encontra-se na "Sinfonia Nº8", denominada "Sinfonia dos Mil" (embora o autor não aprovasse o nome), devido ao elevado número de instrumentos empregados e, em particular, de coralistas. A integração mahleriana da voz na massa instrumental atinge o seu apogeu em "Das Lied von der Erde" (grifos nossos, Alborges). Para a maioria dos críticos essa é a obra máxima de Mahler.
Formato:RarTamamnho: 105,42 MB
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